Translate

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 4 de junho de 2014

A dança das "Abelhas"

 
A vida das "Abelhas"

Imagem Outras Palavras

 
Imagem Rede Fonte


Imagem Bp Blogspot


        Pesquisadores da Universidade de Sussex no Reino Unido, passaram dois anos estudando a dança que as Abelhas fazem quando voltam de suas buscas por alimentos para mostrar as demais como chegar ao local onde as melhores flores foram encontradas e descobriram que podem ajudar na preservação tanto das Abelhas como de outros insetos polinizadores.
        O estudo foi feito com Abelhas Melíferas (Apis Mellifera) que habitam colmeias instaladas no campus da Universidade com a frente feitas em vidros para facilitar a observação.
        Resultado - (Os pesquisadores estudaram o significado da dança que as abelhas fazem para contar as outras onde encontraram  alimentos e descobriram que o verão é o período mais trabalhoso para a alimentação).
        Durante a dança as Abelhas agitam o abdômen e se movem fazendo um oito repetidamente. Esse processo indica para as demais a distancia até as flores encontradas e a sua direção a partir da colmeia. De acordo com os pesquisadores um movimento de abdômen de um segundo de duração corresponde a cerca de 750 metros de área percorrida pelo inseto em busca de alimento. Os cientistas calcularam a distancia percorrida por essas Abelhas mês a mês e descobriram que a área coberta é 22 vezes maior no Verão do que na Primavera e seis vezes maior do que no Outono - o Inverno não foi considerado porque nesta época as Abelhas praticamente não saem da colmeia .
        Essa diferença ocorre porque na Primavera as flores são naturalmente mais abundantes, enquanto no Outono floresce um gênero de plantas comumente conhecido como Heras. No Verão porém as flores são mais escassas principalmente em virtude da intensificação da agricultura  - que diminui a quantidade de flores selvagens no campo.
        (As Abelhas estão desaparecendo - isso é preocupante - Aplicativo brasileiro vai monitorar o desaparecimento das Abelhas).
        Desaparecimento - Apesar das Abelhas serem essenciais para produção de alimentos sua população tem diminuído de forma alarmante . Nos últimos oito anos apicultores ao redor do mundo te percebido esse fenômeno denominado síndrome do colapso da colônia . Entre os motivos que já foram apontados para a explicação o declínio das populações, estão a ação dos vírus, das bactérias, fungos e o uso de pesticidas.
        Para os pesquisadores os resultados dos estudos  poderão aperfeiçoar os esforços de proteger as Abelhas.
        "Os insetos nos dizem onde procuram seus alimentos ,então agora podemos entender como ajuda-los plantando mais flores para eles no Verão", afirma Frances Ratnieks, professor de apicultura na Universidade de Sussex e um dos autores do estudo.
       Segundo ele a descoberta vai beneficiar outros polinizadores também  como as Abelhas mamangava comuns no Brasil. Observamos uma quantidade de muitos outros insetos polinizadores se alimentando onde as Abelhas melíferas encontram bons alimentos de modo que podemos melhoraras buscas de todos esses insetos.
                (O sumiço das Abelhas )

        Entenda o porque da redução das colmeias em varias partes do mundo, inclusive no Brasil.

        O que é síndrome do colapso da colônia.

        Em 2006 Apicultores dos Estados Unidos começaram a notar que suas colônias de Abelhas estavam desaparecendo. Cientistas investigaram e comprovaram o fenômeno que foi batizado de colony colapse disorder ( síndrome do colapso da colônia, CCD.
        As causas desse fenômeno ainda é um mistério a começar pelo fato de os corpos dos insetos não serem encontrados nas colmeias ou arredores. Os animais desaparecem sem deixar rastros e os especialistas acreditam que o motivo seja uma espécie de curto - circuito no sistema de localização das Abelhas, fazendo com que elas se percam.

Referência Veja Abril


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

blogger templates | Make Money Online

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...